quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Vestibular UNEB 2012


As inscrições para um dos maiores vestibulares do país vão ser abertas no próximo dia 8 de setembro exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular.uneb.br.

Os candidatos terão até o dia 9 de outubro para garantir participação no Vestibular 2012 da UNEB, que tem taxa de inscrição de R$ 90.

Estão sendo disponibilizadas 4.006 vagas distribuídas em mais de 100 opções de cursos presenciais de graduação, em 24 cidades baianas.

Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB reserva 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas.

Entre os destaques desta edição, está o recém-criado curso de medicina, que vai oferecer 60 vagas no Campus I, em Salvador. Outros cursos novos são ciências sociais (Campus I), direito (Campus XX, em Brumado) e engenharia de pesca (Campus XXIV, em Xique-Xique).

As provas do processo seletivo estão previstas para os dias 11 e 12 de dezembro.

A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma da seleção constam no edital da seleção.

Isenção

Entre os dias 8 a 14 de setembro, a UNEB receberá pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular 2012. A estimativa é de que sejam beneficiados cerca de cinco mil candidatos de baixa renda.

Para pleitear a isenção, os interessados devem se inscrever no site www.vestibular.uneb.br, preenchendo formulário on-line.

O pedido será efetivado após o pagamento do valor de R$ 5 (referente a custeio da operação bancária). O candidato que não for contemplado com a iseção vai ter direito à dedução desse valor no pagamento da taxa de inscrição.

A relação de candidatos selecionados para obter a isenção será divulgada até o dia 21 de setembro.

Nos dias 22 e 23, os selecionados devem apresentar toda a documentação exigida no edital da isenção no departamento/campus do interior para o qual se está concorrendo ao benefício. Na capital, os candidatos devem se dirigir à Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), no Campus I.

Presidente da Copeve, Romilda salienta que o resultado final será divulgado até o dia 29 de setembro. “Os candidatos contemplados com a isenção estarão automaticamente inscritos no vestibular”, completa.

Museu de Palmeiras no Jornal da Rede Record


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Na Bahia serão construídas duas universidades federais, projeto da Presidente Dilma Rousseff.

A Presidente da Republica, Dilma Rousseff anunciou a criação de mais quatro instituições de ensino no norte e nordeste do Brasil
Serão criadas quatro novas universidades federias:

No Pará, Bahia e Ceará, que devem ficar prontas até 2012. Com as novas instituições, a rede de universidades federais do Brasil passa a contar com 63 unidades
A Bahia ganha duas instituições. A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), com sede em Barreiras, onde atualmente funciona o campus Barreiras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), que terá sede em Itabuna.
No total, as quatro novas universidades terão 17 campi, desses 12 serão novos. Os outros cinco serão transferidos de outras universidades já existentes. Ainda segundo o MEC, outras 12 universidades federais de 11 estados ganharão 15 novos campi.
Além das novas universidades, também serão abertos 47 novos campi universitários e 120 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia distribuídos por todo o país.